top of page

Ciclo de Debates do GEPECC

      O método complexo toma como princípio ser um método vivo no qual aquilo que é excluído e considerado como insignificante, pode tornar-se extremamente significativo.  Nas palavras de Maria da Conceição de Almeida o método complexo utiliza-se ainda de:

​

Princípios gerais que apelam e exigem criatividade, sensibilidade e inventividade do pesquisador, ao mesmo tempo em que permitem distinguir rigidez de rigor científico. Essa pode ser uma síntese provisória sobre o desafio do método complexo na atividade de pesquisa. (ALMEIDA, 2009, p. 9).

​

      O Ciclo de Debates GEPECC 2018 tem por finalidade oportunizar, a partir do ponto de vista do método complexo (Edgar Morin), o debate sobre trajetórias de construção do conhecimento e formação científica; para tanto, contaremos com explanações de pesquisadores da Complexidade, bem como de apresentações dos pesquisas de estudantes de graduação e mestrado vinculados ao grupo, que utilizam do olhar complexo de Edgar Morin como método de investigação científica.

       Para o nosso Evento contaremos com a presença de pesquisadores do Grupo de Estudos da Complexidade - GRECOM (UFRN) com diferentes trajetórias no campo da pesquisa. Com elas esperamos poder discutir, dentre outros temas, a visão do pesquisador sobre a construção do saber, formas de legitimação e sua relação com outros saberes e pesquisas de outros domínios científicos.

      Na edição anterior, o evento ocorreu em torno da temática "Os desafios da formação docente na sociedade do cansaço", tomando como referência o livro "A Sociedade do Cansaço" do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han. Nesta edição, discutiremos acerca do tema "A Pesquisa como matriz do pensamento científico".

      O evento acontecerá entre os dias 21 e 24 de agosto de 2018, no auditório do módulo IV, UESB, campus de Vitória da Conquista - BA,  e contará com certificação de 30 horas.

cartaz.jpg
bottom of page